19 de novembro de 2011

Chico Buarque anos 60. A era dos Festivais.


Na foto acima Chico Buarque com a filha Silvia em 1977




Chico é um artista que consegue ser genial em tudo que faz, seja na literatura, na música e há quem diga que até no futebol ele arranca elogios de quem o acompanha. Nesse post vamos falar apenas sobre o Chico cantor e compositor que surgiu nos festivais dos anos sessenta.


Nos seus 45 anos de carreira e aproximadamente 40 discos, ele é da geração dos artistas que surgiram nos festivais dos anos sessenta. Sua obra é atemporal, letras poéticas e músicas com requinte harmônico. Chico Buarque é sem duvida o artista que melhor consegue traduzir o sentimento feminino através das suas letras, não é à toa que ele é visto como o compositor preferido das cantoras brasileiras.


Francisco Buarque de Hollanda nasceu no Rio de Janeiro em 19 de Junho de 1944. Filho do historiador Sérgio Buarque de Hollanda, morou em São Paulo, Rio e Roma durante a infância. Desde criança teve contato em casa com grandes personalidades da cultura brasileira como: Vinicius de Moraes (que viria a se tornar seu parceiro), Baden Powell e Oscar Castro Neves, amigos dos pais ou da irmã mais velha, Miúcha, também cantora e violonista.


Em 1964 começou a se apresentar em shows de colégios e festivais e no ano seguinte gravou para RGE o primeiro Compacto, com "Pedro Pedreiro" e "Sonho de Um Carnaval". Desde então não parou mais de compor e se apresentar, participando de festivais internacionais de música, atuando no programa O Fino da Bossa, da TV Record.


Em 1965 Chico Buarque musicou o poema "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Mello neto, que fez muito sucesso aqui no Brasil e na França.


A Era dos Festivais.


 *1966- II Festival de Música Popular Brasileira.


Chico se tornou conhecido do grande público quando ganhou o II Festival de Música Popular Brasileira em 1966, transmitido pela TV Record com "A Banda", interpretada por Nara Leão juntamente com Chico Buarque, cada um cantou uma parte da canção, "A Banda" de Chico e "Disparada" de (Geraldo Vandré e Theo de Barros) interpretado por Jair Rodrigues ficaram empatadas em primeiro lugar no festival. Veja abaixo o vídeo de 1982 em que Chico Buarque assiste junto com Nara Leão o festival de 1966:






Agora um momento emocionante do festival, a hora em que foi anunciado os vencedores do festival, reparem como o Teatro Record "quase veio a baixo" na hora em que foi divulgado os vencedores:




Curiosidades do Festival de 66:


O musicólogo Zuza Homem de Mello no livro: "A Era dos Festivais" revelou que "A Banda" venceu o festival. Ele preservou por décadas as folhas de votação do festival. Nelas consta que a música "A Banda" ganhou a competição por 7 a 5, Chico ao perceber que ganharia, foi até o presidente da comissão e disse não aceitar a derrota de "Disparada". Caso isso acontecesse, iria na mesma hora entregar o prêmio ao concorrente.


na foto acima: Jair Rodrigues, Nara Leão e Chico Buarque.
     
 *1967- III Festival da Música Popular Brasileira. TV Record.


Chico Buarque conquistou no ano de 1967 o terceiro lugar com a música "Roda Viva" interpretada por ele e o grupo MPB4, veja o vídeo








Conquistou ainda no ano de 67 o terceiro lugar no II Festival Internacional da Canção "FIC" com a música "Carolina" defendida por Cynara & Cybele. Nesse período, participou pela primeira vez do cinema, atuando no filme "Garota de Ipanema", de Leon Hirszman, interpretando suas composições: "Noite dos Mascarados e "Um Chorinho". Ainda em 1967 recebeu, da Câmara Municipal de São Paulo, o título de Cidadão Paulistano.




   *1968- III Festival Internacional da Canção.


Em 1968 Chico voltou a vencer outro festival com a composição "Sabiá", (c/Tom Jobim), defendida outra vez por Cynara & Cybele. Os detalhes do vídeo ficam por conta das aparições de Elis Regina e Chacrinha nas imagens. É impossível assistir esse vídeo e não se arrepiar ou se emocionar, comprove você mesmo como os próprios olhos.






Como vocês puderam ver no vídeo acima houve um misto de vaias e aplausos, desta vez a vitória foi contestada pelo público, que preferiu a canção que ficou em segundo lugar, "Pra não dizer que não falei das flores" de Geraldo Vandré.


Sua participação em festivais foi definitiva para a consolidação de sua carreira. Fez sucesso com "Roda Viva", "Carolina" e "Sabiá". A participação no festival, com "A Banda", marcou a primeira aparição pública de grande repercussão apresentando um estilo amparado no movimento musical urbano carioca da Bossa Nova, surgido em 1957. Ao longo da carreira o Samba e a MPB também seriam estilos amplamente explorados.


                          
                             Discografia dos anos sessenta.






                             Chico Buarque de Hollanda-1966


1*A Banda. 2*Tem Mais Samba. 3*A Rita. 4*Ela e Sua Janela. 5*Madalena Foi pro Mar.
6*Pedro Pedreiro. 7*Amanhã Ninguém Sabe. 8*Você Não Ouviu. 9*Juca. 10*Olê Olá. 
11*Meu Refrão. 12*Sonho de Um Carnaval.




                             Chico Buarque de Hollanda-1967






1*Noite dos Mascarados. 2*Logo Eu?. 3*Com Açúcar, Com Afeto. 4*Fica. 5*Lua Cheia.
6* Quem Te Viu, Quem Te Vê. 7*Realejo. 8*Ano Novo. 9*A Televisão. 10*Será que Cristina Volta?
11*Morena dos Olhos D'água. 12*Um Chorinho.




                            Chico Buarque de Hollanda-1968








1*Ela Desatinou. 2*Retrato em Branco e Preto. 3*Januária. 4*Desencontro. 5*Carolina. 6*Roda-Viva
7*O Velho. 8*Até Pensei. 9*Sem Fantasia. 10*Até Segunda-Feira. 11*Funeral de Um Lavrador. 
12*Tema Para "Morte e Vida Severina".




Os discos apresentados abaixo são raridades da discografia de Chico, verdadeiras peças de colecionadores:




                            Morte e Vida Severina de 1966






                            
                           Chico Buarque na Itália-1969:












*A primeira parte da homenagem ao Chico Buarque termina aqui, mas continuará depois em outros posts dedicados a carreira deste mestre da MPB. Vou falar ainda sobre a carreira dele na década de 70 e depois continuarei até chegar a fase atual. Espero que vocês tenham curtido.