22 de janeiro de 2012

Nara Leão. Por Toda Minha Vida



Reunimos os vídeos do programa Por Toda Minha Vida, dedicado a Nara Leão. Entrevista com artistas ligados a carreira e a vida de Nara. são trechos de entrevistas e depoimentos que formam uma espécie de biografia em vídeo.


Parte 1- depoimentos de Nelson Motta, Carlos Lyra, Chico Buarque, Roberto Menescal e o cineasta Cacá Diegues. Tem também um trecho da música João e Maria onde ela canta acompanhada por Dominguinhos.

Parte 2- depoimentos do escritor Rui Castro, a história sobre a origem do nome Bossa Nova, importância de João Gilberto e Tom Jobim, contém também o áudio da primeira apresentação pública de Nara Leão. O caso de Ronaldo Bôscoli com Maysa, na época ele estava noivo de Nara Leão.


Parte 3-  o fim do noivado de Nara com Ronaldo Bôscoli, o espetáculo "Pobre Menina Rica" estrelado ao lado de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes. A importância de Nara Leão para os compositores de morro que estavam esquecidos como Cartola, Nelson Cavaquinho e Zé Keti e o rompimento da cantora com a Bossa Nova. Além disso fala sobre o espetáculo Opinião, dirigido por Algusto Boal. (Depoimentos do jornalista Sérgio Cabral, Chico Buarque e Ferreira Gullar)

Parte 4- Nara Leão ficou afônica e escolheu Maria Bethânia pra substitui-la no espetáculo Opinião. O poema que Carlos Drummond de Andrade fez dirigido ao ministro do exército pedindo pra não prender Nara Leão. 1966 Nara Leão conhece Chico Buarque e se encanta com as músicas dele. Depoimentos de Zuza Homem de Melo, Manoel Carlos (autor de novelas). Chico Buarque comenta a música que fez especialmente pra Nara Leão cantar. "Com açúcar, com afeto". O casamento de Nara com Cacá Diegues.


Parte 5- A participação de Nara na Tropicália, o nascimento da filha Isabel Diegues na frança, Depoimentos de Isabel e Francisco Diegues sobre as lembranças de infância ao lado de Nara. *Filme Quando o Carnaval Chegar com Nara, Chico, Bethânia e grande elenco. Nara grava com o estreante Raimundo Fagner.


Parte 6-  Nara termina o casamento com Cacá Diegues, entrevista de Nara Leão com Leda Nagle sobre o disco que ela gravou só com músicas de Roberto e Erasmo.

Parte 7- Final. Em 1979 mãe de dois filhos, com 19 discos gravados e com uma carreira estável, Nara foi surpreendida com um tumor cerebral, enfrentou a doença e se tratou, gravou discos e fez shows no exterior, até que chegou numa hora em que não dava mais pra continuar. Nara Leão faleceu no dia 07 de junho de 1989, ao seu lado estava a irmã Danuza e a amiga de sempre Helena.

*Os videos acima são parte integrante do Programa "Por Toda Minha Vida-Nara Leão" pertencentes a Rede Globo.


  Homenagens em 2012
*Cássio Cavalcante, escritor cearense lança a biografia "Nara Leão, a Musa dos Trópicos" confira no vídeo abaixo a entrevista do escritor com a jornalista Mônica Silveira para o "Programa Papo Literário":

"Nara além de musa da Bossa Nova foi uma das principais personagens do Brasil na época em que ela viveu"

A obra, cujo texto da orelha é assinado pelo cineasta Cacá Diegues, ex-marido da cantora, com quem teve dois filhos, é resultado de uma década de pesquisas. Publicado pela Companhia Editora de Pernambuco (688 págs., R$ 50), o livro apresenta aspectos pessoais da vida de Nara. O autor pesquisou revistas, jornais e entrevistou pessoas ligadas à artista para recriar a trajetória da artista. “Nara foi à primeira cantora branca da zona sul carioca a revalorizar o samba do morro, foi à porta-voz dos intelectuais quando se tornou cantora de protesto”, destaca Cássio. 
* A filha de Nara Leão: Isabel Diegues lançou um site com documentos, vídeos, fotos e disponibilizou a discografia completa de Nara para streaming. Visite o site nesse linkSite Oficial de Nara Leão