28 de janeiro de 2012

Roberta Sá e sua Segunda Pele: A protagonista do sonho alheio


"O resto é o resto e passa / O resto é espuma, é spam." 
(Carlos Rennó /  Gustavo Ruiz)


Roberta Varella de Sá, 31 anos, potiguar de nascença, criada no Rio de Janeiro. Este ano, completa 10 anos de carreira, iniciados no extinto programa "Fama". Com voz na trilha da novela "Celebridade", Roberta começou a formar público e conquistar crítica antes mesmo de lançar o primeiro CD. De lá para cá, um CD não oficial (Sambas e bossas), 3 CDs oficiais (Braseiro, Que belo estranho dia pra se ter alegria, Pra se ter alegria), um DVD (Pra se ter alegria - Ao Vivo), além do CD que surgiu como projeto paralelo com Trio Madeira Brasil (Quando canto é reza), mas tomou tamanha projeção que rendeu a cantora os prêmios de melhor CD de MPB e Melhor cantora de MPB do ano de 2010. 
E não para por aí, Roberta coleciona no currículo 2 discos de ouro, 2 indicações ao Grammy Latino, 2 prêmios concedidos pela Associação Paulista de Críticos de Arte, 5 músicas em trilhas sonoras de novelas/séries globais, 200.000 cópias vendidas e shows cada vez mais lotados por todo Brasil. 
Roberta Sá é conhecida não só por seu talento vocal indiscutível,  mas também por suas parcerias fortalecidas, por seu genuíno bom gosto na escolha do repertório e pelo poder agregador que possui.  A bela, agora mostra sua Segunda Pele, seu mais novo trabalho e nós estamos coladinho nesse lançamento.


Segunda Pele:

"Nada comigo é uma tendência, tudo é retrato de um momento. Prefiro errar mudando do que acertar fazendo a mesma coisa." (Roberta Sá)

Em seu 5°CD, Roberta Sá se mostra mais a vontade. A liberdade dá o tom desta Segunda Pele. Roberta ousa ao experimentar outras cores, texturas e sabores. E com seu refinado gosto, habitualmente conhecido, mais uma vez acerta. A nuance da sensualidade é revelada. O canto permanece suave, mas passa a ter ponta de veneno. As letras costuram com viés malicioso, de olhar contemporâneo. Os arranjos trazem o colorido e a mistura de sensações.
Por falar dos arranjos, estes, se mostram mais fortes que nunca. Com auxílio de Mario Adnet, da Orquestra Criôla e do sempre presente Rodrigo Campello, Roberta traz, com os sopros, a aura dos grandes cantores da MPB do século passado às músicas de compositores atuais. 
Este trabalho é audacioso. A cantora sai da sua zona de conforto e abraça outras possibilidades. Segunda Pele passeia faceiro pelo reggae, brinca carnaval ao som do frevo, flerta com a balada. O único samba tem ares dos salões de gafieira e dá a sensação de porto seguro no furacão das possibilidades.
A arte gráfica do CD, que ficou por conta de Giovanni Bianco,é conceitual, com fotografias excêntricas, mas o produto final é simplório.  Não traduz a excelência do CD. Uma pena!
A novidade neste trabalho são 2 faixas lançadas exclusivamente para o Itunes. "Mão e Luva" e "Deixa Sangrar" em versão remixada, são frutos da atual forma de distribuir música. E a estratégia deu certo. Roberta Sá é o único lançamento nacional na lista dos 10 mais baixados do Itunes, apenas 2 dias após chegar ao público.
Segunda Pele é sem dúvidas um CD primoroso e inteiramente forte. O patrocínio da Natura Musical permitiu dar asas às vontades de Roberta Sá e de seu produtor Rodrigo Campello agregando sonoridades e tornando plural este trabalho que foi um ótimo lançamento já no início de 2012. Para a música brasileira é a sensação traduzida nos versos de Moreno Veloso,Quito Ribeiro e Domenico Lancelotti entoados por Roberta: E a gente vê que tá com sorte, sente o gosto do que é bom!


Faixa a Faixa:
*para ouvir, basta clicar no título de cada faixa.

Lua (Mário Sevè/ Pedro Luis) - A abertura do CD já anuncia a novidade. Lua é um paradoxo sonoro que une a leveza dos sopros da Orquestra Criôla e a densidade percussiva da Parede.
Segunda pele (Carlos Rennó/ Gustavo Ruiz) -  A música tema do CD é sensual em letra, melodia e arranjo.
Bem a sós (Rubinho Jacobina) - De um dos compositores da nova safra da MPB, Bem a sós tem a alegria de um baile de carnaval com clima de flerte no ar.
O nego e eu (João Cavalcanti) - O único samba do CD tem características de samba antigo dos bailes de gafieira, porém com a temática atual. A ótica feminina tira do lugar comum este gracioso samba.
Altos e baixos (Lula Queiroga/Yuri Queiroga) - A música ressalta um cenário atual. Com a ironia e o bom humor do compositor, tudo fica leve e de fácil apreciação.
Você não poderia surgir agora (Dudu Falcão) - A primeira balada gravada por Roberta, é o ponto menos forte do CD. Tem letra fácil e apelo popular, sem ser popularesco. Com o luxuoso piano de Daniel Jobim ganha ares de bossa nova.
Esquirlas (Jorge Drexler) - A primeira investida da cantora em outro idioma, tem participação do próprio compositor. É apresentada como uma marcha de características também da bossa nova. Com letra forte, Esquirlas, é suavizada pelos arranjos.
Pavilhão de espelhos (Lula Queiroga) - O single lançado em novembro de 2011, com webclipe criado pelo patrocinador Natura Musical é sem dúvida a melodia mais bonita do CD. Com a kora de Ballaké Sissoko e o cello de Vincent Segal a música traz sonoridade inusitada e surpreendente.
No bolso (Pedro Luis/Roberta Sá) - A única composição da cantora também traz temática atual. Canta sobre a correria do cotidiano e tem arranjo alegre e despojado.
Deixa sangrar (Caetano Veloso) - O frevo Deixa sangrar confirma o ar carnavalesco do CD. Apesar de uma regravação dos anos 70, tem tema extremamente atual. A versão remixada lançada para o Itunes foi desnecessária.
A brincadeira (Moreno Veloso/ Quito Ribeiro/ Domenico Lancelotti) - Uma cantiga moderna, A brincadeira, tem clima de romance no ar: Leve, alegre e gostosa de se curtir.
No arrebol (Wilson Moreira) - a última faixa do CD é um jongo criado por Sr. Wilson, que ganha tom de reggae e atmosfera de um recanto tão sonhado para agitação contemporânea já cantada em outras faixas do cd.
Mão e luva (Pedro Luis) - Tradicionalmente conhecida na voz de Adriana Calcanhoto, é outra faixa feita exclusivamente para o Itunes. A canção de Pedro Luis torna-se irretocável e definitiva na voz de Roberta .

Mais sobre Roberta Sá: 

--
Thaty Aguiar