9 de fevereiro de 2012

Dia do Frevo, 09 de Fevereiro.


Hoje comemoramos o dia do frevo. O frevo é um ritmo próprio de Pernambuco, sendo considerado uma das maiores manifestações culturais do estado. Sua denominação faz referência à fervura e, na imprensa foi utilizada pela primeira vez em 1908.


A dança mistura marcha, maxixe e no seu princípio, capoeiristas dançavam a frente dos desfiles para proteger os músicos do povo e abrir passagem. Pode se afirmar que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. A coreografia é composta pelo rápido movimento de pernas que se dobram e estiram.


Hoje o frevo faz parte da cultura e é marco do carnaval pernambucano, especialmente em Olinda e Recife. É impossível ir a um carnaval em Pernambuco e não se apaixonar pelo ritmo. Veja abaixo um vídeo que conta um pouco a história desse ritmo:







Fontes consultadas:
Site Smart Kids: Dia do Frevo
Fotos: Google Imagens.
Vídeo: Documentário produzido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), para a ocasião do Plano de Salvaguarda do Frevo, acontecido nos dias 28 e 29 de setembro de 2011.