13 de maio de 2012

Tal Mãe, Tal Filha, Mães e filhos de Sucesso na MPB


                                                     
Falar sobre a influência e importância das nossas mães em nossa vida é cair no lugar comum, não é mesmo? Elas estão sempre presentes em nossas lembranças de infância, nosso contexto familiar, nossos gostos e… nossa genética. Nunca parou para pensar nisso? Além da aparência, podemos “herdar” de nossas mães aptidões como uma boa voz, por exemplo – como aconteceu com algumas de nossas cantoras atuais, que seguiram direitinho os passos de suas mães, artistas consagradas. Claro que para isso é preciso também dedicação, estudo e uma pitada de sorte que vem de berço. Listamos algumas das artistas brasileiras que fazem bonito adotando a carreira de suas mães. Você lembra de outros casos tal mãe, tal filha? Conta pra gente!  

Elis Regina & Maria Rita
Maria Rita tinha apenas quatro anos de idade quando sua mãe Elis Regina, considerada a maior cantora brasileira de todos os tempos, faleceu. Fruto do casamento da cantora com o pianista César Camargo Mariano, a filha sempre teve consciência da importância de sua mãe para a Música Popular Brasileira. Tanto, que Maria Rita só lançou sua carreira aos 24 anos, quando percebeu que este era também o seu sonho. “O motivo passou a existir quando percebi que ficaria louca se não cantasse”, diz na biografia postada em seu site.

                           Elis Regina com os filhos, Pedro Mariano, Maria Rita e João marcelo.
                                                
Veja a entrevista abaixo dada por Elis Regina para o programa Mulher, da Rede Globo, em 1979. Nela, Elis faz uma declaração de amor aos filhos, João Marcelo Boscoli, Pedro Mariano e, especialmente à filha Maria Rita: “não sei o que quero pra ela. Queria tanta coisa legal. Que ela ria muito, que ela não fique pesada nunca”.

                     

Neste ano completa-se 30 anos sem a intérprete de canções memoráveis da história da MPB como Águas de Março, O Bêbado e A Equilibrista, Como Nossos Pais – canções que primeira pela vez estão sendo apresentadas ao público, na turnê “Viva Elis”, em tributo à Pimentinha. Uma mudança de data dos shows veio a ser uma bela homenagem: o show programado para cidade do Rio de Janeiro foi adiado para hoje 13 de maio: “Dia Das Mães”

Miúcha e Bebel Gilberto 
Heloísa Maria Buarque de Hollanda, a Miúcha, é um dos grandes nomes da Bossa Nova. Ao lado de Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Toquinho, lançou no Canecão um dos mais importantes espetáculos desse movimento musical, que seguiu para apresentações internacionais e deu origem à gravação Tom, Vinícius, Toquinho e Miúcha gravado ao vivo no Canecão (1977)


Bebel Gilberto, fruto do casamento da cantora Miúcha com o músico João Gilberto, segue à risca os passos e as parcerias de sucesso da mãe. Desde os nove anos de idade Bebel já participava de apresentações de Miúcha e de musicais como Pirlimpimpim e Saltimbancos. Profissionalmente, lançou-se em 1986 com um EP que leva seu nome e contou com a parceria de ninguém menos que Cazuza. Em trabalhos mais recentes, Bebel estabeleceu parcerias com produtores do quilate de Mark Ronson (de Amy Winehouse e Lily Allen), Daniel Jobim, Carlinhos Brown, Mario Caldato Jr (de Björk e Jack Johnson), entre outros, que reforçam o caráter internacional de sua carreira, assim como foi a de sua mãe.


                  


Zizi e Luiza Possi
Com certeza você já cantou ou ouviu Asa Morena no karaokê. A música de 1982 famosa na voz de Zizi Possi, é um dos maiores sucessos da cantora, de formação erudita em canto e piano, descendente de italianos e paulista do Brás. Descoberta pelo produtor Roberto Menescal, aos 22 anos lançou o primeiro LP, Flor do Mal (1979), tendo gravado a faixa Pedaço de Mim com Chico Buarque, autor da canção.


Zizi também é sucesso em trilhas de novelas: quem não lembra de Per Amore, música de seu disco homônimo de canções em italiano, que fez sucesso como tema da novela Por Amor, de Manoel Carlos?
A carreira de Luiza Possi, fruto do casamento de Zizi com o produtor musical Líber Gadelha, começou de forma semelhante à da mãe, tendo despontado quando cantou com ela em uma apresentação em 2001 no Programa do Jô. Assim como Zizi, seu trabalho foi parar na trilha sonora de novelas: a faixa Eu Sou Assim, de seu CD de estreia, entrou na trilha de Mulheres Apaixonadas.

                

Ambas já foram indicadas a prêmios importantes da música, especialmente por seus trabalhos mais autorais. Zizi ganhou por duas vezes o Prêmio Sharp (atual Prêmio Tim de Música), em 1991 de Melhor Cantora e Melhor CD de MPB por Sobre Todas as Coisas, e novamente em 1993 de Melhor CD de MPB por Valsa Brasileira, além do Troféu Imprensa de melhor cantora, em 1999. Luiza venceu o prêmio de Melhor Cantora do Prêmio Tim de Música de 2006 e foi indicada em três categorias ao Grammy Latino de 2007 – Melhor Artista Revelação, Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro e Melhor Álbum de Música Popular Brasileira – por Escuta, seu terceiro álbum, que teve o amor como tema central.


Confiram na nossa página no Facebook, um álbum dedicado ao dia das mães, postamos algumas fotos de mães e filhos famosos da MPB: Clique aqui: Feliz Dia Das Mães


Créditos: esse texto foi publicado originalmente no site: Plush Blush por Cinthia Pascueto, e devidamente autorizado pela mesma para postagem nesse blog.