14 de agosto de 2012

Revivendo Elis no Falso Brilhante


Um dos espetáculos mais grandiosos da carreira de Elis Regina estreou em 17 de dezembro de 1975, ficando por 14 meses em cartaz no Teatro Bandeirantes, em São Paulo. 

Com um vasto repertório, o show, que tinha o objetivo de contar a vida e a carreira dessa grande cantora, foi responsável também por lançar um compositor cuja canção mais famosa, Como Nossos Pais, ficou eternizada na voz da pimentinha.

Além dessa, outra canção de Belchior foi interpretada no show, Velha Roupa Colorida, que se tornou igualmente famosa, assim como seu compositor. Ambas as músicas, que pertenciam claramente ao estilo de música de protesto predominante na década de 1970, possuem em suas letras situações tão atuais que é como se tivessem sido escritas hoje, inclusive no que diz respeito às críticas sobre modo de vida e governo.

Devido ao grande êxito alcançado pelo show, no ano seguinte Elis Regina lançou o LP Falso Brilhante, que além das duas composições de Belchior, trazia em seu repertório canções não só de outros grandes compositores da época, como João Bosco, Aldir Blanc e Chico Buarque, como também músicas que denunciavam as arbitrariedades cometidas nas ditaduras de outros países, como por exemplo, Gracias a la vida, de Violeta Parra.

Assim como o espetáculo, o LP fez tanto sucesso que até hoje é um dos mais expressivos da história da Música Popular Brasileira, e entre as canções mais famosas estão os clássicos Como Nossos Pais, Fascinação, Tatuagem, Velha Roupa Colorida e Gracias a la vida.