14 de dezembro de 2012

15 anos de Los Hermanos


Hoje a banda, Los Hermanos, completa 15 aninhos. 
Peço licença poética pra cometer a sucessão de artigos definidos, "Os Los Hermanos", com suas influências que vão de hardcore à marchinhas de carnaval, causaram fervorosa já no disco de estréia, lançado em 1999, que levava o nome da banda. De cara encabeçaram o sucesso  "Ana Julia", e venderam 250 mil cópias.



Depois disso foi um sucesso atrás do outro.

Em 2007,  para desespero dos fãs, a banda anunciou um recesso com tempo indeterminado, e mesmo depois de ter encerrado a turnê "4", marcam um show de despedida, que aconteceu em uma das casas de shows mais  tradicionais do Rio de janeiro, a Fundição Progresso. 
Os ingressos, vocês podem imaginar, esgotaram na velocidade da luz. Lembrado até hoje  como um dos melhores e mais comentados shows do país nas últimas décadas, nunca se viu tanta gente emocionada no mesmo lugar. Sem duvida nenhuma a despedida na Fundição Progresso foi um show memorável!
Despedida na Fundição Progresso

Nesse período, os integrantes aproveitaram para realizar  seus projetos individuais que, diga-se de passagem, também fizeram muito sucesso. Rodrigo Amarante, por exemplo, começou a se dedicar a "Orquestra Imperial" e  um tempo depois a banda Little Joy. Marcelo camelo lançou trabalhos solo, fez parcerias e teve varias canções gravadas por artistas de peso, como Ney Matogrosso e Maria RitaNo fim de 2011, para a felicidade dos fãs, a banda anunciou o retorno para turnê em 2012.

O que mais chama atenção e diferencia a "Los Hermanos" das outras bandas é a sua não convencionalidade. Fora a mistura bem casada de ritmos, que cria uma sonoridade única, a banda também possui uma linguagem bem mais "poética e culta" do que se julga, popular e comercial. Mas não pensem que isso causou algum problema, pelo contrario, essas características singulares, caíram no gosto e graça do grande público.
Hoje a banda influência e inspira inúmeros artistas que estão despontando por ai, e me arrisco a dizer que é a banda mais bem sucedida do país, com milhares de fãs. Onde vão arrastam uma verdadeira legião.

Retrospectiva/2012- Los Hermanos. Por Wallace Surce:
Projetos comemorativos aos quinze anos da banda

Para deleite dos fãs, foi realizado uma turnê comemorativa e além disso a discografia do Los Hermanos foi lançada em vinil, e também foi lançado uma caixa com todos os CDs da banda + DVD gravado na Fundição. Veja a matéria que foi publicada originalmente no site do Multishow em 17/04/2012:


Caixa com vinis dos 5 álbuns dos Los Hermanos chega às lojas no fim de abril:
Banda inicia a turnê no dia 20 de abril em Recife
A pouco mais de três dias do primeiro show de sua turnê de reunião, os Los Hermanos divulgaram nessa terça (17) a data de lançamento da caixa que compila os 5 álbuns do grupo em versões em vinil, gravados pela (Polysom). Segundo a distribuidora da caixa, os álbuns devem chegar às lojas na última semana de abril.
Todos os quatro álbuns de estúdio lançados pelo grupo - "Los Hermanos" (1999), "Bloco Do Eu Sozinho" (2001), "Ventura (2003) e "Quatro" (2005) - também vão ser postos à venda em versões individuais, enquanto o ao vivo "Los Hermanos na Fundição Progresso" será exclusivo do boxset. 

Os Los Hermanos dão início a uma turnê de 20 shows pelo Brasil no próximo dia 20, em Recife. Voltando ao um dos palcos mais importantes para carreira da banda, o quarteto fecha uma das noites do Festival Abril Pro Rock.

Los Hermanos divulga datas da nova turnê: 

Banda vai tocar em oito cidades em 2012, numa turnê comemorativa de 15 anos. Confira no link: Datas

Blog Notas Musicais: Alvo de culto fervoroso entre tribos de fãs de várias idades, o grupo carioca Los Hermanos formatou em  seus quatro álbuns de estúdio um som que cresceu, apareceu e se tornou uma das maiores influências da música produzida no Brasil ao longo dos anos 2000. Ora embalados em caixa no formato de miniLPs, à qual foi acrescentado o DVD Los Hermanos na Fundição Progresso 09 de junho de 2007 (Sony Music, 2008),


                   Homenagem do site Musicoteca:


O site musicoteca homenageia os 15 anos do Los Hermanos

Os clássicos de uma geração com interpretações inéditas da nova safra musical brasileira.
Em 2012, a banda “underground”, Los Hermanos, que mais influenciou a nova geração de músicos brasileiros realizará uma turnê comemorativa do 15º aniversário. Para homenagear o quarteto, a musicoteca convidou 33 artistas brasileiros para retratar alguns dos clássicos, cada um com a sua maneira e estilo. O resultado será um disco inédito com distribuição gratuita, online e intitulado Re-Trato – já apresentado e “acordado” com o Los Hermanos.

O álbum disponibilizado pelo "Musicoteca" contou ainda com a colaboração luxuosa da artista plástica Luyse Costa, que fez a arte do projeto. 



Para baixar a coletânea "Re-trato" da Musicoteca, é só clicar aqui: DOWNLOAD

Parabéns Los Hermanos!

Siga o Clube da MPB no Twitter: @EuAmoMPB e Curta a nossa página no Facebook: Clube da MPB