19 de dezembro de 2012

"Hoje com 32 anos, Roberta Sá é uma artista madura, que tem sua carreira consolidada e milhares de fãs espalhados pelo Brasil. Podemos dizer que é uma das melhores cantoras da nova geração da MPB"



                                                                      Foto: Maurício Santana
   
Hoje 19/12/2012, o Clube da MPB faz coro para o Parabéns a Roberta Sá!
Podemos dizer que Roberta Sá é metade potiguar, e metade carioca. Roberta nasceu em Natal, onde desde cedo acostumou-se a ouvir em casa muita música boa, aos 9 anos vem para o Rio de Janeiro com a mãe, mas foi só aos 18 que ela começou a se interessar por canto, estudando num coral em Missouri nos Estados Unidos, onde fazia um intercambio. E não parou mais, voltando ao Rio de Janeiro, roberta inicio a faculdade de jornalismo, mas não abandonou as aulas de canto.

E foi sua professora, Vera de Canto e Melo, quem deu o "empurãozinho" para que a moça investisse na carreira de cantora.

Incentivando-a a fazer testes para musicais e por obra do destino, ela acabou entrando no programa Fama da rede globo de televisão.  Roberta, para espanto de todos foi eliminada cedo, na quarta semana,
porém o programa lhe rendeu um grande presente, foi lá que ela conheceu Felipe Abreu, que tornou-se seu preparador vocal, além de incentiva-la a gravar a primeira demo.


Em 2003, a demo com cinco canções chegou às mãos do autor de novelas Gilberto Braga, o qual gostou da voz da cantora e lhe pediu que gravasse "A Vizinha do Lado" de Dorival Caymmi para a trilha da novela Celebridade, que escrevia no momento. A música até hoje é uma das preferidas dos fãs e não pode faltar no set list dos shows.

Pouco tempo depois, conheceu Rodrigo Campelo, e tendo ele como seu produtor,  gravou à pedido de uma empresa um álbum promocional "Sambas e bossas" que entre as faixas, reunia os clássicos: "A Flor e o Espinho, Essa Moça tá diferente e Chega de Saudade".

Em 2005 Roberta lança  seu primeiro álbum, intitulado "Braseiro", o disco foi produzido por Paulo Malagutti  e Rodrigo Campello.  O destaque fica por conta das participações luxuosas de MPB4  (Cicatrizes) e Ney Matogrosso (Lavoura)  e  vale citar também alguns compositores de peso que cederam músicas pra este trabalho, entre eles: Pedro Luís (Braseiro), Chico Buarque (Pelas Tabelas), Marcelo Camelo (Casa Pré-Fabricada), Paulinho da Viola (Valsa da solidão) etc...

Com esse trabalho Roberta que já havia criado um publico cativo graças ao show que apresentou por algum tempo no "Mistura Fina" Casa de shows carioca, começa a ganhar mais espaço e visibilidade. 
Mas foi em 2007 com o lançamento de "Que Belo Estranho Dia Pra se Ter Alegria" que Roberta finca de vez a bandeira, sendo reconhecida por publico e critica como uma das  principais vozes da nova geração da MPB!

"Que Belo Estranho Dia Para Se Ter Alegria", foi lançado em agosto de 2007, nesse mesmo ano ela ganhou dois prêmios da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) categorias: Melhor cantora e melhor álbum, com ele, Roberta conquistou o disco de ouro pelas mais de 50.000 cópias vendidas.

Em setembro de 2009 ela lança seu primeiro DVD "Pra se ter alegria" no Canecão, que hoje esta desativado, mas foi por muito tempo a principal e mais tradicional casa de shows carioca, o DVD foi gravado meses antes no Vivo Rio. 

2010* Roberta Sá lança "Quando o Canto é Reza" - Um projeto em parceria com o Trio Madeira Brasil, formado por Marcello Gonçalves, Zé Paulo Becker e Ronaldo do Bandolim. O disco contém 13 faixas de autoria do compositor baiano "Roque Ferreira" Roque já foi gravado por grandes nomes da MPB, entre eles: Clara Nunes, Maria Bethânia, Alcione e Zeca Pagodinho. O CD teve produção de Pedro Luís e direção musical de Marcello Gonçalves. Com esse álbum Roberta ganhou o 22 Prêmio da Música Brasileira, como melhor disco e melhor cantora.


Como artista, mostra-se muito coerente e exigente com seu trabalho, Nota-se facilmente o cuidado e dedicação que ela tem em cada disco. Desde a escolha do repertorio até os detalhes na direção do show, a potiguar participa de tudo!

        Foto: Natura Musical

Hoje com 32 anos, Roberta Sá é uma artista que tem sua carreira consolidada e milhares de fãs espalhados pelo Brasil. Podemos dizer que é uma das melhores cantoras da nova geração da MPB. No começo desse ano ela lançou seu mais recente CD intitulado "Segunda Pele". O álbum foi financiado pelo projeto Natura Musical e distribuído pela Universal Music. Confira a matéria que fizemos na época sobre o disco, clique aqui: Segunda Pele 

"Seus trabalhos possuem muita brasilidade, os ritmos e sonoridades nacionais estão sempre colorindo suas canções, temperadas  com a pluralidade dos ritmos regionais, isso pode ser notado facilmente em cada trabalho da moça, essa é uma de suas marcas registradas, a pluralidade " (#ParabénsRobertaSá)

Dica! Acesse a discografia de Roberta Sá, está no site da cantora, clique aqui:  Discografia

Ágatha Marinho


                                    Clube da MPB nas Redes Sociais: Twitter + Facebook
     Foto: Natura Musical