14 de maio de 2013

Siba - turnê ''Avante''


Siba e banda



O rei da mistura


No último sábado, dia 11 de maio, o pernambucano Siba subiu ao palco da praça Victor Civita para apresentar e inaugurar uma temporada de shows de seu último disco, "Avante", lançado no ano passado. A turnê iniciada em São Paulo tem o apoio do Natura Musical, que desde 2005 tem incentivado a difusão da música brasileira através de editais públicos e seleção direta. A agenda dos próximos shows da turnê Avante pode ser conferida no site do artista.
Há pouco mais de um ano,  Siba lançava este que é seu primeiro álbum solo. Anteriormente, o músico já havia se destacado no cenário cultural brasileiro como integrante de uma das bandas ícone do manguebeat, Mestre Ambrósio, e também já hava conduzido um projeto mais voltado à música regional do interior de Pernambuco com a banda Siba e a Fluoresta. Com elementos de ambas as fases do músico, Avante pode ser considerado como a síntese de todas as influências carregadas por Siba até hoje.

Siba e mestre Nico, integrante da banda
Isso porque, depois de uma temporada adentrando nos costumes do maracatu rural típico do interior pernambucano, o artista volta a habitar o universo mais pop, com o uso das guitarras nas composições. E essa volta não aconteceu sem sacrifícios. 
Em entrevista ao Clube da MPB, Siba nos conta o desafio de dominar o instrumento: "Eu não me considero um instrumentista, sou um trovador. Para mim, é muito difícil dominar a técnica. Por isso, é sempre um desafio."
No entanto,  ao invés de se dar por vencido, o artista usa das dificuldades em favor da inspiração, da criatividade e reconhece que é melhor assim. "Se eu dominasse completamente a forma de tocar, talvez eu não tivesse tanto interesse em continuar tocando. Mesmo um ano depois de lançar o disco, ás vezes eu erro, mas aí eu improviso e fica tudo certo!"
Assim, superando desafios, expressando a herança cultural agregada nos anos de experiência e ainda misturando o regionalismo com o tom universal da guitarra, Siba mostra o poder que a música tem de harmonizar elementos distintos além de se reinventar a cada instante . Avante, Siba!


Siba durante o show de 11 de maio, na praça Victor Civita