15 de junho de 2013

24º Prêmio da Música Brasileira

Banner de divulgação
            

Na ultima quarta feira, aconteceu, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro a 24ª edição do Prêmio da Música Brasileira.




O evento, que nessa edição foi apresentado por Zélia Duncan e Adriana Calcanhotto,  homenageou o mestre Antonio Carlos Jobim, e reuniu artistas de vários gêneros musicais e gerações. Uma mistura deliciosa que tem as cores e a cara do Brasil.

O teatro municipal, que já é um cenário inspirador e belo por si, ficou ainda mais esplandecente repleto de estrelas da nossa música. Artistas consagrados como Erasmo Carlos, Luiz Melodia, Pedro Luís, Diogo Nogueira, Roberta Sá, Lenine, Chico César, Luciana Melo, e nomes da nova geração, que vem conquistando, cada vez mais, corações e ouvidos do público da boa música brasileira, tais como Mariene de Castro, João Cavalcanti, Bruna Caram, Luísa Maita, Liz Rosa, Antonia Adnet, Cris Delano e Nina Becker, estão entre os que marcaram presença nessa noite emocionante.                                  
                                                                                                                                                                   
                                                                         
Fotos: Carina Storelly
   
                                                                                   
                                                             

Um evento que homenageia Tom Jobim não poderia ser nada menos que lindo, e pra tudo ficar ainda mais belo,  entre uma categoria e outra, os convidados e indicados foram presenteados com apresentações de alguns dos nossos melhores artistas, cantando e homenageando o maestro.

Nana Caymmi foi a primeira a subir ao palco, cantando "Por causa de você". Em seguida foi a vez da Céu, emprestar todo seu talento para "Insensatez". A moça não estava na sua noite mais inspirada, sem o vigor que costumamos ver da moça.                                                                                                                                           
                                                                  





João Bosco
, emocionou a todos com sua belíssima interpretação de "Dindi", João é o que se pode chamar de "macaco velho", com segurança absoluta e uma propriedade que só pertence aos grandes mestres, ele deu um show cantando essa, que é uma das mais queridas canções da música brasileira.
                                                                             

                                                                                                        

                                                                                                                                                                   
A
Nova Banda, que foi montada por Tom na década de 80, agora, composta por Paulo Jobim, Daniel Jobim, Paula Morelenbaum e Danilo Caymmi, apresentou a aclamada "Wave". E a pesar dos deslizes cometidos por Danilo Caymmi, que errou a letra e chegou a engasgar, a Nova Banda fez uma apresentação gostosa, bem ao estilo Tom Jobim, com direito a violão, piano e flauta. Bem diferente de Maria Gadú, que sempre com seus arranjos bem característicos, emprestou bastante de seu estilo para "Chega de Saudade", esse sambinha delicioso, composto por Tom a mais de meio século, e que foi um verdadeiro divisor de águas na história da música brasileira.


O trio formado por
Leny Andrade, Leila Pinheiro e Tulipa Ruiz fez bonito ao cantar os clássicos da Bossa, "Garota de Ipanema","Desafinado" e "Brigas Nunca Mais". As três estavam a vontade e e bem entrosadas, o que resultou num excelente show.
                                                                                 

                                                           

As encantadoras Mônica Salmaso e Rosa Passos deixaram no público aquele sorriso fácil. Mônica, sempre elegante em seu cantar, foi impecável ao interpretar “Derradeira Primavera”.  Rosa Passos, com a suavidade de sempre, escolheu cantar “Inútil Paisagem" nessa noite.  Ambas possuem lindas vozes e afinação perfeita, posso apostar que Tom teria adorado as apresentações. 

                                                                                 
                                                                                               
O grande espetáculo da noite
, porém, ficou por conta dos portugueses Carminho e António Zambujo. Eles subiram ao palco representando todos os artistas internacionais que gravaram Tom.  Em dueto, cantaram “Sabiá”, canção de Tom em parceria com Chico Buarque de Holanda, que possui uma linda letra. A interpretação dos portugueses, que tem várias parcerias com cantores brasileiros, foi forte e emocionante. Eles levantaram a platéia.
                                                                             

                                                                                     


Pra encerrar a noite, o todo poderoso
Ney Matogrosso emprestou todo o seu charme a canção “Se todos fossem iguais a você”, de autoria de Tom Jobim com seu grande parceiro, Vinícius de Moraes. Ney com toda sua presença e domínio de palco foi a escolha perfeita para o "gran finale".
                                                                                 

Fotos: Carina Storelly
                                                                                 



Os grandes vencedores da noite foram Maria Bethânia,  Cauby Peixoto, Moraes Moreira, Caetano Veloso, João Bosco e Mário Adnet. Levando dois prêmios, cada um.
Bethânia, foi a grande vencedora nas categorias, melhor cantora de mpb e melhor canção, por "carta de amor", em parceria com Paulo César Pinheiro. Uma pena ela não ter ido prestigiar o evento, e receber o prêmio em mãos. Cauby Peixoto levou melhor cantor e melhor álbum popular, por "Minha Serenata" 
O grande Moraes Moreira, abocanhou, o posto de melhor cantor e melhor álbum regional do ano.  Caetano Veloso, além de ganhar como melhor cantor na bizarra categoria, Pop/Rock/ Reggae/HipHop/Funk, também levou o prêmio por melhor projeto visual, pelo trabalho desenvolvido no disco "abraçaço". João Bosco levou a melhor como melhor cantor de mpb e melhor álbum de mpb, com "40 Anos Depois" e Mário Adnet ganhou nas categorias Projeto Especial e Projeto Visual + Arranjador, com o trabalho "Vinicius & Os Maestros"

Pouco houve de surpreendente nessa edição do Prêmio da Música Brasileira, de fato todos os escolhidos foram inquestionáveis. Somente houve expectativas nas categorias melhor cantora de mpb, onde alguns esperavam que Roberta Sá levasse o prêmio em vez de Maria Bethânia. E na categoria melhor cantora de Pop/Rock/ Reggae/HipHop/Funk, onde as cantoras Zélia Duncan, Tulipa Ruiz e Céu, conseguiram deixar confusos os apostadores. No fim Zélia Duncan levou a melhor. Surpresa mesmo ficou por conta da vitória de Rodrigo Campos na categoria revelação. A vitória do jovem de Rodrigo, embora surpreendente, poís todos esperavam que Alice Caymmi levasse essa, foi justíssima, Ele vem fazendo um belo trabalho e conseguiu bastante espaço, promete ainda ser um nome muito ouvido. 

Essa foi a 24ª edição do Prêmio da Música Brasileira. Uma noite em homenagem a Tom Jobim, cheia de expectativas e torcida. Todos temos nossos favoritos, mas essa festa não é só dos vencedores, essa festa é da música brasileira. Todos nós ganhamos
. Viva a Música Popular Brasileira!
                                                                                       
                                                                               

Fotos: Carina Storelly
                                                                                                                                                


Veja a lista completa de vencedores em: 24º Premio da Música Brasileira - Vencedores