10 de agosto de 2013

CHORANDO NA GAROA – MEMÓRIAS MUSICAIS DE SÃO PAULO


O professor universitário e mestre em políticas de educação, José de Almeida Amaral, está lançando o livro Chorando na garoa - Memórias musicais de São Paulo 

Choro, Primeiro gênero urbano nacional, é o assunto destacado neste trabalho pioneiro. Composto por duas partes básicas, o livro traz em seu primeiro momento uma pesquisa bibliográfica narrando o contexto histórico socioeconômico e cultural que envolveu a formação do gênero. De forma didática, inclui verbetes sobre personagens e outros gêneros musicais com quem conviveu à época, isto é, meados do século XIX até os primórdios do século XX, período de seu aparecimento e consolidação no Brasil.

Nesta primeira parte, após os elementos descritos acima, a pesquisa relata também o aparecimento do choro em São Paulo, tema pouco tratado nos livros já existentes sobre o assunto. Levanta seus principais personagens, fatos e eventos históricos. Além disso, possibilita paralelamente uma perspectiva da evolução dos meios de difusão, como discos, rádio e TV, tendo em vista a presença dos chorões nestes meios.

O segundo bloco da obra traz 40 entrevistas com músicos, pesquisadores e personagens participantes das rodas de choro em diversos pontos da cidade. O objetivo dessas memórias, envolvendo diferentes idades, foi coletar depoimentos pessoais sobre suas vidas, carreira, experiências, locais e aspectos do choro de São Paulo, metrópole cosmopolita que abriga influências de todo o país e do mundo.

A publicação é o resultado de quatro anos de pesquisa e totalizou 532 paginas, tendo o prefácio do ilustre produtor e diretor Fernando Faro e pode ser adquirido nesse link: Livraria Cultura 

"Valorizar nossa cultura e apoiar a educação musical nas escolas 
é a contribuição que pretendemos fazer com este nosso esforço." 
                                (José de Almeida Amaral)

Siga o Clube da MPB nas redes sociais: 
Twitter Facebook Instagram