12 de agosto de 2013

Clara Nunes - Um ser de Luz


Se estivesse viva, Clara Nunes completaria 71 anos nesta segunda- feira.  A "mineira guerreira" conheceu o sucesso em 1971, quando lançou um disco homônimo. O álbum trazia elementos de ritmos africanos, reflexo de sua proximidade com as religiões africanas.

Nos anos 70, Clara, Alcione e Beth Carvalho ficaram conhecidas como o "ABC do samba". Em 1975, seu disco "Claridade", que trazia músicas como "Mineira", "Ê Baiana", "O Mar Serenou" e "Juízo Final", vendeu 600 mil cópias e igualou Clara a Roberto Carlos, o grande vendedor de discos na época.

Clara Francisca Gonçalves Pinheiro (Clara Nunes), nasceu em Caetanópolis, Paraopeba, (MG), no dia 12/08/1942; Morreu no dia 2 de abril de 1983, aos 39 anos. Ficou em coma por quase um mês após sofrer um choque anafilático durante um cirurgia de varizes. 

Durante o período que esteve em coma, a clínica onde Clara esteva internada, no Rio de Janeiro, quase foi invadida por populares. Os fãs queriam mais informações do que os boletins emitiam e faziam vigílias por sua recuperação. Uma "clara" demonstração do amor que eles tinham pela cantora.

Fonte consultada: Época- Blog Mente Aberta


Homenagem: Mariene de Castro em "Ser de Luz - Uma Homenagem a Clara Nunes"


Foto: Washington Possato


O Teatro Municipal de Niterói recebe na terça-feira, 20 de agosto de 2013, às 19h, a cantora baiana Mariene de Castro, um dos principais nomes da nova geração do samba. Mariene está em turnê por todo o Brasil com o espetáculo "Ser de Luz" em homenagem à obra da saudosa cantora Clara Nunes. O repertório associa inesquecíveis canções na voz de Clara, com os maiores sucessos de Mariene. 

Serviço 

Mariene de Castro em "Ser de Luz - Uma homenagem a Clara Nunes", música 
Data: 20/08/2013 
Horário: 19h 

Duração: 90 minutos 
Ingresso: 60,00  
Classificação: Livre 

Teatro Municipal de Niterói 
Rua XV de Novembro 35, Centro/RJ 
Tel.: (21) 2620-1624


Siga o Clube da MPB nas redes sociais: Twitter  Facebook Instagram