1 de novembro de 2013

Cazuza mostra sua cara



Exposta no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, com curadoria do arquiteto e cenógrafo Gringo Cardia, “Cazuza Mostra Sua Cara” traz um impacto aos admiradores da música e poesia de Cazuza.


De um lado, resgata a emoção de entrar em um mundo curioso, rebelde (com causa) e intenso, o qual pertenceu a esse grande nome de nossa cultura. De outro, a análise linguística de seu cancioneiro, que faz circular livremente por essa arte tão significativa a qual marcou uma época e deixou seu legado para atravessar gerações.


Logo na entrada, cartazes com fotos de rostos desconhecidos trazem frases sobrepostas intencionalmente passando a sensação de que cada um carrega um pouco de Cazuza dentro de si.




Dividida em salas multi-sensoriais, configura-se em um labirinto de surpresas e emoções. Em cada porta que se abre, uma nova experiência do universo dessa importante figura brasileira.

A mostra é interativa e a proposta é proporcionar ao público uma experiência sensorial e lúdica frente à obra deste poeta, músico, cantor e pensador que com sua poesia, irreverência e inconformismo balançou o cenário musical brasileiro nos anos 80 e 90.

O idealizador da exposição preocupou-se em mostrar que, mesmo após 23 anos de sua morte, a ideologia de Cazuza ainda influencia o posicionamento político e social dos jovens brasileiros. Muitas frases de sua autoria, as quais foram utilizadas nos recentes protestos, estão ali expostas.



Nota-se que a ideia da exposição é ser mais analítica que biográfica. Não se fala daquele personagem “sex and drugs sem nenhum rock 'n roll”, mas destaca aquele garoto que queria mudar o mundo e cantava sem meias palavras os problemas sociais que o Brasil vivia na época (e vive até hoje).

Vale conferir de perto essa alucinante viagem ao mundo de Cazuza, que, de tão contemporânea, traz a certeza de que o poeta está vivo.



















(FOTOS: Fefeu Santos)

Onde: Museu da Língua Portuguesa – Praça da Luz, s/nº- Centro
Quando: De 22 de outubro a 23 de fevereiro 2014
De terça-feira das 10h às 22h, e de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h
De terça-feira das 10h às 22h, e de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h

Ingressos: R$ 6 inteira / R$ 3 meia
Entrada gratuita às terças e aos sábadosInformações: (11) 3322-0080 ou no site do Museu


Siga o Clube da MPB nas redes sociais:


Twitter  Facebook  Instagram  Google+