27 de novembro de 2013

Natura Musical anuncia projetos selecionados nos editais de 2014


Pena Schimidt durante a coletiva de imprensa

Na tarde de 26 de novembro, o Natura Musical anunciou a lista de artistas selecionados pelos editais de 2014 do projeto. Ao todo, são 23 selecionados, dentre os editais Nacional e Regionais, que contempla os estados do Pará, Bahia e Minas Gerais.

Há oito anos no incentivo à música brasileira, o Natura Musical tem atuação multiplataforma e patrocina gravações de CDs e DVDs, turnês, publicações de livros e acervo digital. Neste ano, o programa bateu recorde de inscrições, contabilizando 3493 artistas de todo o Brasil.

A cantora paraibana gravará um DVD ao vivo em 2014
O grande destaque é a presença de nomes já consagrados da MPB. A paraibana Elba Ramalho, por exemplo, gravará um DVD ao vivo do projeto Cordas, Gonzaga e Afins, que homenageia o ícone da música, Luiz Gonzaga. O trabalho também fará parte da comemoração dos 35 anos de carreira da cantora, que já em março entrará em turnê. Os shows serão patrocinados pelo Natura Musical em sete grandes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Curitiba, Belém e Belo Horizonte.

Elba estará acompanhada por um requintado grupo de músicos, que pomete dar um tratamento refinado para o repertório popular. A banda é composta pelo sanfoneiro Marcelo Caudi e pelo elogiado quarteto de cordas Encore, que trás para os grandes palcos o conhecimento acadêmico adquirido no estudo da música.

“Será um grande desafio cantar Gonzaga de uma forma diferente, mas conto com a companhia desses músicos incríveis. Esse tipo de encontro é sempre um prazer que a música proporciona.”, declarou a artista.
Outro destaque da lista de selecionados é a cantora Fernanda Takai, que vai gravar seu 4° CD solo com ajuda do programa, além de se apresentar em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

A Volta da Nação



Diculgação
A banda pernambucana lança álbum no ano que vem. Foto: Divulgação
Há 7 anos sem lançar trabalhos inéditos, a Nação Zumbi também está na lista dos selecionados. O grupo pernambucano lançará um disco só com músicas novas e também realizará um turnê em três cidades (São Paulo, Rio de Janeiro e mais uma a decidir).
A banda é uma das principais representantes do movimento manguebeat, que surgiu na década de 1990, em Recife. O grupo já lançou trabalhos indispensáveis para a discografia nacional, como os discos Da Lama Ao Caos (1994) e Afrociberdelia (1996), ambos com vocalista Chico Science. Já com Jorge du Peixe nos vocais, a Nação Zumbi gravou mais cinco álbuns. O último foi Fome de Tudo (2007).

A notícia do lançamento do novo disco é um verdadeiro presente para a música brasileira e para os fãs do manguebeat, que poderão colecionar mais um título do prestigiado movimento, que permanece como uma das vertentes mais importantes da música pernambucana, influenciando ainda os novos artistas.




Nova MPB


Manuela Rodrigues e Felipe Cordeiro
O resultado dos selecionados também reflete na rica diversidade do cenário fonográfico brasileiro. Muitos dos artistas são jovens músicos da cena independente e que já têm certa visibilidade em suas respectivas regiões. Esse é o caso das bandas 5 a seco,  Strobo 2.0 e Dibigode e também dos músicos Felipe Cordeiro, Zé Manoel e Manuela Rodrigues.

Segundo Pena Schimidt, curador geral do programa, o resultado reflete na transformação da música brasileira contemporânea. “É uma música que nasce a partir do contato dos artistas com o público. Cada um é o curador da sua própria obra, isso é muito contemporâneo”, afirma o produtor.
Para o músico paraense Felipe Cordeiro, programa como esse são absolutamente necessário, porque colaboram para o sucesso de artistas em início de carreira. Esta já é a segunda vez que Cordeiro é selecionado. 
Integrantes da banda 5 a seco
No ano passado ele ganhou o incentivo para a gravação de seu disco mais recente, Se Apaixone Pela Loucura do Seu Amor. Agora, shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Belém também serão patrocinados pelo Natura Musical. "É muito legal ser selecionado novamente, porque a turnê é a continuação do trabalho que começou com o disco", afirma Felipe.